Esquinas ampliadas para reduzir risco de acidentes serão definitivas

 em Uncategorized

“Como é a Rua dos Pinheiros que você quer?” Com essa pergunta, apresentada a quem visitou o Festival Pinheiros em maio de 2018, começava o debate com os moradores e frequentadores do bairro sobre como torná-la mais acolhedora e segura. Um ano, dezenas de reuniões e três meses de testes depois, o Caminhar Pinheiros traz resultados definitivos e inicia nova rodada de estudos em toda a Rua dos Pinheiros.

Legado do Festival, o Caminhar é uma iniciativa do Coletivo Pinheiros inspirada no Estatuto do Pedestre, com projeto urbanístico elaborado pelos escritórios Boldarini Arquitetos Associados e PS2 Arquitetura + Design em parceria com o vereador José Police Neto e a Subprefeitura de Pinheiros, apoio da CET e Iniciativa Bloomberg para Segurança Global no Trânsito e patrocínio da 99.
Após duas fases de testes, audiência pública e reunião com o Conselho Participativo de Pinheiros, a intervenção urbana vai resresulta na ampliação das esquinas das Ruas Joaquim Antunes e Cônego Eugênio Leite com a Rua dos Pinheiros. A obra será financiada por meio de emenda parlamentar do vereador Police. Outro resultado das mudanças testadas é a redução da velocidade máxima de 50 km/h para 40 km/h em toda a Rua dos Pinheiros. Implantado pela CET, novo limite vale desde abril.

Nossa Caminhada até Aqui: uma linha do tempo com o passo a passo do projeto de intervenção urbana


Setembro 2017
Estudo das características da Rua dos Pinheiros
Novembro 2017
Criação de projeto urbanístico e de identidade visual para toda a via
Maio 18
Primeira consulta à comunidade: “Como é a Rua dos Pinheiros que Você Quer?”
Outubro 18
Após meses de trabalho e mais de 30 reuniões, intervenção urbana é batizada de Caminhar Pinheiros e apresentada na 3ª Edição do Festival Pinheiros
5 de Novembro
Concluída a pintura para início dos testes da intervenção urbana no dia seguinte, com ampliação das calçadas e esquinas na Rua dos Pinheiros, entre a Joaquim Antunes e a Cônego Eugênio Leite. Faixas grafitadas e mobiliário ocupam cerca de 600 m2, substituindo 18 vagas de estacionamento rotativo (Zona Azul)

10 de Dezembro
Evento é prorrogado com ajustes: remoção de parte do mobiliário e estudo para novas esquinas: Fradique Coutinho e Mateus Grou

17 de Janeiro 2019
Caminhar Pinheiros é tema de reunião do Conselho Participativo de Pinheiros

7 de Fevereiro
Projeto é debatido em Audiência Pública na Subprefeitura

15 de Fevereiro
Todas as intervenções e mobiliário são removidos. Reuniões com Conselho Participativo e Audiência Pública

19 de Abril 19

Começa a valer velocidade máxima de 40 km/h. Decidida implantação definitiva de esquinas ampliadas com recurso de emenda parlamentar do vereador Police.

Próximos passos
Execução da obra definitiva pela Subprefeitura de Pinheiros. Novos estudos e consultas à população para avaliar outras áreas de risco em toda a extensão da Rua dos Pinheiros.

Meta final
Transformar a Rua dos Pinheiros por inteiro, requalificando calçadas e áreas de descanso para o pedestre

Resultados positivos
Pesquisas na região da intervenção mostram que os pedestres se sentiram mais seguros com as alterações promovidas. Levantamentos da consultoria Metrópole 1:1, a partir de metodologia desenvolvida pela Iniciativa Bloomberg, e da CET, trouxeram resultados semelhantes.

CET
471 entrevistas in loco durante a intervenção
79% frequentam a rua todos os dias ou de 3 a 5 dias por semana
65% trabalham na rua
27% são moradores da região

Você gostou da intervenção temporária?
77% Sim
23% Não

A pintura de avanço de calçada nas esquinas fez você se sentir mais seguro?
68% Sim
32% Não

Iniciativa Bloomberg
150 entrevistas in loco antes e durante a intervenção
Você gostaria que a intervenção fosse permanente?
88% Sim
12% Não

Impacto na circulação de veículos
A CET indica que não houve impacto significativo no trânsito.
Ocorrências de fila dupla foram principal problema identificado, apesar de vagas especiais e área reservada de carga e descarga terem sido preservadas.
Interdição de viaduto na Marginal Pinheiros em 15/11/18 causou aumento de congestionamentos, sobretudo em Pinheiros.

Dados da 99 mostram que todas as viagens em São Paulo ficaram quase 4% mais lentas. No caso de Pinheiros, a média de atraso variou de 3% (para deslocamentos com origem ao bairro) a 9% (para deslocamentos com destino ao bairro)

Debate renovado
A discussão com comerciantes e moradores da Rua dos Pinheiros indicou que, pelo menos por enquanto, não existe consenso para manter as faixas de calçada ampliada com mobiliário na via. Em reunião do Conselho Participativo e Audiência Pública, ficou claro que esse foi o ponto mais polêmico da intervenção, além da demanda por maior diálogo com moradores da região. Nessa 3ª fase, a escolha de novas esquinas será definida com novas consultas a moradores, comerciantes e frequentadores da Rua dos Pinheiros e precisa de novo financiamento.

Regras para o uso das calçadas: o Estatuto do Pedestre

Lei desde 2017, o Estatuto do Pedestre prevê a qualificação das calçadas e do acesso a estações e terminais de transporte público para dar segurança e conforto ao pedestre, que responde por quase um terço de todos os deslocamentos na Grande São Paulo. “O estatuto  determina a criação de um sistema de informações sobre o pedestre.  Baseada em dados objetivos, a elaboração de políticas públicas de mobilidade na capital pode melhorar de fato”, diz o vereador Police, autor do Estatuto e um dos organizadores do Caminhar Pinheiros. “A regulamentação da lei vai tornar sua implantação mais efetiva e oferecer diretrizes básicas para a organização de patinetes, bicicletas e toda a micromobilidade.” É o caso da proibição de patinetes nas calçadas, já prevista no Estatuto. O Caminhar Pinheiros é uma das iniciativas mais inovadoras no que diz respeito à micromobilidade, valorizando a segurança do pedestre e a integração com outros meios de transporte, como o metrô. A transformação da Rua dos Pinheiros numa via com muito mais pedestres se consolidou com a abertura da Estação Fradique Coutinho do Metrô, em 2014.

Postagens Recentes

Deixe um Comentário